Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Vítor Damas

Vítor Damas foi um dos maiores guarda-redes da história do futebol português, marcando várias gerações e sendo idolatrado por vários amantes do futebol. A forma elegante como se posicionava e o talento muitas vezes transformado em espectáculo nas suas defesas, fizeram dele um ícone da altura, de tal forma que a partir da sua aparição ao mais alto nível, muitos jovens já queriam ser guarda-redes, chocando com a ideia tradicional dos mais novos que quanto mais recuada fosse a posição menos interessante se tornava.

Damas defendeu a baliza do Sporting como poucos, foi sempre um profissional exemplar e de uma dedicação estóica. Em 1975 deixou o clube rumo a Espanha, onde actuou até 1980 no Racing Santander. Nesse ano, voltou ao seu pais de origem mas para alinhar no Guimarães, lá se manteve até 1983, ano em que se mudou para o portimonense, onde apenas ficaria um ano, visto que em 1984 o Sporting voltaria a resgatar esta sua glória. Em 1989 terminou a carreira no seu clube do coração, e lá permaneceu noutras funções.

A lastimar na vida deste sensacional homem esta a perda da vida muito cedo, nomeadamente em 2003 quando contava apenas 55 anos de vida, e quando tinha ainda muito para dar ao futebol, nomeadamente com a transferência de algum dos seu inesgotável talento.


Curiosidade:

Damas tinha um estilo muito artístico na forma como defendia as suas redes, fazendo por vezes defesas monumentais em estilo e eficácia.

Títulos:

2 Campeonatos de Portugal, 3 Taças de Portugal, 1 Super Taça.

Feitos:

Jogador com mais jogos com a camisola do Sporting, camisola que envergou por 743 vezes.

Sem comentários: