Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Sporting, desde 1906 a fazer história…

Fundação

O Sporting clube de Portugal, então designado por Campo Grande Sporting Club nasceu efectivamente a 14 de Abril de 1906, mas pouco tempo depois, a 1 de Julho do mesmo ano, adoptou o seu nome definitivo e actual, Sporting clube de Portugal. Assim, e por ser tão reduzido o espaço temporal que medeia entre 14 de Abril e 1 de Julho, e por este ultimo ser efectivamente o nome original, em Julho de 1920, numa assembleia-geral por proposta de Nuno Soares júnior, decretou-se a data de 1 de Julho de 1906 como a data oficial de fundação do nosso Sporting.


Processo fundador

Pode-se dizer que o Pai do Sporting foi José Holtreman Roquette, mais conhecido por José Alvalade, e que o Avô foi, José Alfredo Holtreman, mais conhecido por O Visconde de Alvalade, avô de José Alvalade. José Alvalade, o neto, tinha o sonho de construir uma grande instituição desportiva, e por isso, abandonou em 1906 o Campo Grande Football Club, clube que havia nascido em 1904, mas que por vontade de alguns estava mais vocacionado para festa do que para a pratica do desporto. Assim, em 1906, José Alvalade cansado do rumo que o clube seguia, decidiu abandona-lo e pedir ao avô dinheiro para formar o seu próprio clube. E assim foi, O Visconde de Alvalade deu uma boa quantia ao seu neto e ainda lhe concedeu os terrenos da sua quinta para implementar o recinto desportivo do clube. Foi então que radiante, José Alvalade proferiu a celebre frase “Queremos que este Clube seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa.”


Personagens fundadoras

José Alvalade; José Gavazzo; Visconde de Alvalade; Fernando Barbosa; José Stromp; Francisco Stromp; Eduardo Mendonça; Barjona de Freitas; José Roquette; Dr. Serrão de Moura; Geraldes Barra; Henrique Leite; Afonso Botelho; Frederico Ferreira; José Borges de Castro; João Scalett; Carlos Seguro e Francisco Gavazzo.


O Símbolo

O Sporting nasceu de forma muito rápida e espontânea, e como tal, a sua evolução inicial foi algo lenta, pois acabava de se formar um clube de raiz, onde muitos dos seus atletas eram os próprios fundadores… Assim, foi em 1907 que se fez uma vez mais história no clube, com a adopção do símbolo. A pedido dos directores do Sporting, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado como símbolo do Sporting, desde que não sobre fundo azul. Foi então que surgiu o mais belo símbolo do mundo, o tal Leão, que ainda hoje ruge como nenhum outro, estampado num fundo verde, cor que simbolizava a esperança de José Alvalade num projecto de êxitos e conquistas.


Primeiros tempos

A primeira partida de futebol do Sporting foi a 3 de Fevereiro de 1907, jogo que perdera por 5-1 frente o Cruz Negra, mas que ficará marcada para todo sempre pelos melhores motivos, os da estreia de uma das mais célebres equipas do mundo. Ainda em 1907 novo marco na história do Sporting é vivido, com a utilização pela primeira vez de uma das camisolas que ainda nos dias de hoje é utilizada, a camisola Stromp, nome dado para homenagear Francisco Stromp, um dos mais ecléticos atletas de sempre de Portugal e um dos grandes jogadores do Sporting, talvez o primeiro grande talento do clube… Esta mítica camisola, era antigamente como hoje bipartida, com um lado branco e o outro verde. O Sporting foi desde sempre um clube de rápida evolução, e ainda em 1908 tornou-se campeão regional. Em 1910, o Sporting já conquistava vários títulos nas mais variadas modalidades, como no salto à vara e em comprimento, por exemplo. O ano de 1910 fica ainda marcado pela ascensão de José Alvalade à presidência do clube, substituindo assim o seu avô, Visconde de Alvalade.


Rumo de conquistas

As primeiras conquistas do Sporting surgiram em 1910, mas no que ao futebol diz respeito, foi em 1912 que o Sporting ganhou o seu primeiro Campeonato de Lisboa de Futebol, ainda em quartas categorias. No entanto, esta conquista foi o trampolim para voos sempre mais altos, e depois de muitas outras conquistas, varias delas de importância já assinalável, é em 1923 que o nosso Sporting conquista o primeiro de muitos campeonatos nacionais, numa prova ainda disputada por eliminatórias, com um triunfo por 3-1 diante a Académica de Coimbra, com os golos a serem apontados pelo lendário Francisco Stromp e os outros dois por Joaquim Ferreira. As conquistas de nível nacional tiveram continuidade na década trinta, com muitos outros títulos quer no futebol quer nas modalidades.


Equipamento principal

O actual equipamento principal do Sporting foi utilizado pela primeira vez em 1928, e desde então nunca mais deixou a sua posição de primazia. Esta nova camisola, listada com riscas verdes e brancas na horizontal, teve origem na equipa de râguebi, que numa deslocação ao Brasil, a primeira de uma equipa portuguesa, alinhou com este novo equipamento por iniciativa de Salazar Carreira, personalidade que introduziu o râguebi em Portugal, e a qual se notou ser mais fresca e manter-se em melhor estado durante o decorrer dos desafios do que a então actual Stromp. Assim, em Outubro de 1928, após o intervalo de um jogo diante o Benfica, a equipa de futebol utilizou pela primeira vez essa camisola, nunca mais a largando.


Tempo da “Orquestra”…

As décadas de 40 e 50 ficaram irremediavelmente e intemporalmente ligadas à história do Sporting, por se tratar do seu período mais estrondoso e vitorioso de sempre… Uma equipa recheada de estrelas, onde pontificavam belíssimos jogadores alicerçados no talento inigualável dos 5 violinos, nome pelo qual ficou marcado o quinteto de jogadores formado por Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano. Esta equipa era capaz das exibições mais extraordinárias, e no ataque, os 5 violinos, pareciam uma autêntica banda de música, tal era o companheirismo e qualidade de jogo que apresentavam, capazes de derrubar qualquer muralha como se de barro se tratasse… Esta foi a melhor equipa de sempre do Sporting, do futebol português e talvez do futebol mundial… Neste período o Sporting conquistou tudo o que havia para conquistar…, 10 campeonatos nacionais, 4 taças de Portugal e ainda 2 taças “O Século” e uma taça Império. É de salientar no entanto, para prejuízo do Sporting, que neste tempo não haviam ainda competições internacionais oficiais, pois caso existissem, hoje teríamos com certeza muitos mais títulos internacionais a nível de futebol.

A outro nível importa também referir que foi neste período que o Sporting conquistou a sua primeira volta a Portugal em bicicletas, vários títulos nacionais de atletismo e noutras modalidades como o andebol, evidenciando assim uma hegemonia em quase tudo o que era desporto…


Finalmente, grande como os maiores

Na época 63-64 o Sporting, já numa fase menos cintilante e sem qualquer elemento da famosa equipa dos 5 violinos, conseguiu a sua grande conquista europeia, facto que o coloca e colocará para todo sempre entre a elite da Europa, como vencedora de uma grande prova internacional. No caso, conquistamos a taça das taças, troféu já extinto pela Uefa, pelo que nenhum outro clube português já mais poderá igualar tal feito. Esta foi uma conquista impar, não só pela importância da competição, mas também pela forma como foi conseguida, fruto de um percurso muito difícil e brilhante. Deste percurso, destaque para os três jogos extra que o Sporting teve de realizar ao longo da competição, para folgado e ainda hoje recorde das competições europeias triunfo por 16-1 diante o Apoel, e ainda a mítica goleada de 5-0 frente o Manchester United de George Best, na noite mais épica do futebol do Sporting.

Fique agora a saber todos os resultados até ao êxito final:

1ª Eliminatória: Atalanta 2 – 0 Sporting; Sporting 3 – 1 Atalanta; Em Espanha, Sporting 3 – 1 Atalanta*;

2ª Eliminatória: Sporting 16 – 1 Apoel; Sporting 2 – 0 Apoel**;

3ª Eliminatória: Manchester United 4 – 1 Sporting; Sporting 5 – 0 Manchester United;

Meia final: Lion 0 – 0 Sporting; Sporting 1 – 1 Lion; Sporting 1 – 0 Lion;

Final: MTK 3 – 3 Sporting; Sporting 1 – 0 MTK***;

* Nesta altura os golos fora não valiam a dobrar, pelo que como a diferença foi de dois golos cá e lá, disputou-se um terceiro jogo.

** O Sporting disputou os dois jogos em casa por acordo com o Apoel.

***Como empataram no primeiro jogo disputou-se uma finalíssima.


Primazia das modalidades

Entre as épocas 1965 e 1990 os títulos do Sporting no futebol reduziram de forma substancial, estando nas mais diversas modalidades os grandes êxitos do Sporting. Neste período o Sporting conquistou no Hóquei 1 taça dos campeões europeus, 3 taças das taças e 1 taça CERS, para lá dos muitos e muitos títulos nacionais. No atletismo o Sporting aliou a sua inquestionável supremacia nacional a grandes conquistas europeias e mundiais, onde se destacam 14 Taças dos Campeões Europeus e 46 títulos nacionais em Corta-Mato, 43 títulos nacionais colectivos masculinos e 37 femininos em pista. No entanto, neste sector o maior marco foi a primeira e única medalha de ouro nuns jogos Olímpicos conquistada por um atleta português, o imortal Carlos Lopes do nosso Sporting. O ciclismo foi igualmente uma montra para o Sporting, pois possuiu neste período alguns dos melhores ciclistas de sempre do nosso país, como Marco chagas, Leonel Miranda e o grande símbolo de todos os tempos nesta modalidade Joaquim Agostinho, inegavelmente o nosso maior ciclista de sempre, que conseguiu alguns êxitos estupendos como um terceiro lugar numa Volta à França, um segundo lugar na Volta a Espanha e vencer três Voltas a Portugal. Mas a maior vitória de todas foi a possibilidade de ver o seu nome perpetuado na terrível escalada do Alpe D'Huez, na Volta à França, como homenagem à épica vitória do ciclista português e sportinguista nessa mítica etapa. No Hóquei os títulos também andaram de mãos dadas com o clube, como o comprovam as seguintes conquistas: 1 Taça dos Campeões Europeus (1977), 1 Campeonato Nacional (1977), 1 Taça de Portugal (1977). Noutras modalidades os êxitos aglomeravam-se igualmente de forma sucessiva, casos do andebol, ténis de mesa, bilhar e muito, muito mais…


Fim de século critico

Mas como tudo na vida, nem só de grandes momentos viveu o nosso Sporting, e as ultimas duas décadas do século passado foram um autêntico martírio para a imensa legião de adeptos que amam este clube, visto que nas modalidades a supremacia foi-se esgotando, muitas delas encerraram mesmo…, e no futebol a crise foi gigantesca, estando o Sporting mais de 17 anos sem vencer um único campeonato nacional… Este jejum era de tal modo preocupante, que muitos e muitos adeptos, nomeadamente os mais jovens, nunca tinham visto o seu Sporting campeão… Para se ter uma ideia da crise, durante os 17 anos de jejum apenas conseguimos ganhar 2 Super taças e 1 taça de Portugal..., Pouco, muito pouco para um clube como o Sporting.


Novo milénio, novas conquistas

O Sporting clube de Portugal sempre foi e sempre será um grande clube, com projecção nacional e internacional como poucos no mundo, mas as ultimas duas décadas do século passado não auguravam um futuro muito risonho para o clube, que começava a ficar constantemente arredado das lutas pelos títulos. Mas o novo século parece ter rejuvenescido o Leão e as conquistas voltaram a surgir, é certo que ainda não com a frequência desejada, mas pelo menos dando já algumas alegrias a uma massa adepta que começava a desesperar, embora nunca deixa-se de apoiar a sua maior paixão… Assim, e desde 2000 até aos dias de hoje, o Sporting conseguiu 2 campeonatos nacionais, 2 taças de Portugal, 2 Super taças, e uma fantástica final europeia, na taça Uefa, apenas perdida no ultimo jogo, e logo nos Estádio Alvalade XXI, naquela que ficará para sempre marcada como uma das piores noites da história do Sporting. Além destes feitos, o Sporting conseguiu nos últimos dois anos repetir presença na Liga dos Campeões, competição da qual andava arredado há muitos anos. Além disso, o clube possui das melhores e mais modernas infra-estruturas do mundo, das quais se destaca a sua academia, um autêntico “nicho” de talentos que colocam hoje o futebol português em termos de selecção entre as quatro maiores potências do mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este post que me deparei após uma pesquisa da internet, começa logo por um equívoco!

O Sporting não nasceu no dia 14 de Abril de 1906, mas sim no dia 8 de Maio de 1906:

" O Visconde de Alvalade disponibilizou dinheiro e terrenos, de tal modo que em Maio nasce o Sporting Clube de Portugal (...) A data da Assembleia Geral na qual se elegeu a primeira Direcção foi 8 Maio de 1906 e como nota curiosa deve-se dizer que o Clube não tinha ainda, nessa data, o seu nome definido! " O Visconde de Alvalade foi então eleito nesse dia o Primeiro Presidente da História do clube.

http://www.sporting.pt/Clube/Historia/historia_fundadores.asp
http://www.sporting.pt/Clube/Historia/Biografias/biografia_viscondealvalade.asp

Portanto ou o site oficial do Sporting Clube de Portugal está errado ou então és tu! O Sporting efectivamente NÃO nasceu a 14 de Abril de 1906, no entanto é correcto dizer que foi em 1 de Julho do mesmo ano que adoptou finalmente o nome que conhecemos hoje em dia Sporting Clube de Portugal, pois antes disso a 26 de Maio de 1906 foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube!