Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
José Travassos

O Zé da Europa, como ficou conhecido Travassos por ser o primeiro jogador português a alinhar por uma selecção europeia, é ainda hoje um dos maiores jogadores de sempre do futebol português, tal era o seu talento e genialidade dentro de campo. Travassos fez parte da mítica equipa que durante as décadas de 40 e 50 encantou o futebol português e internacional com algumas das mais belas exibições que este desporto algum dia já conheceu, sendo um dos míticos 5 violinos.

Travassos nasceu 1922, no local onde situava a bancada nova do velho José de Alvalade, e foi internacional 35 vezes. Ao longo da sua carreira fez 454 jogos e marcou 182 golos, dos quais se destaca por exemplo o que marcou na primeira aparição diante o porto, onde marcou um golo soberbo num remate de moinho.

Travassos foi também alvo de uma critica curiosíssima de um jornalista inglês que disse um dia… “Portugal não figura entre os seis primeiros países da Europa do futebol, mas possui um interior-direito, Travassos, que vale quatro mil contos. Travassos, com um penteado impecável, é tão brilhante com os pés como o seu inalterável penteado de brilhantina.”

Este foi possivelmente o mais completo dos 5 violinos, capaz de aliar técnica, posicionamento e inteligência como nenhum outro, facto comprovado pela sua chamada à selecção europeia, onde só os melhores dos melhores tinham lugar.


Curiosidade:

Travassos nunca descurava a sua imagem, e apesar dos tempos serem outros não dispensava o seu penteado à “moda do Zé”, cabelo cheio de gel e brilhante…

Títulos:

8 Campeonatos Nacionais (1946/47, 1947/48, 1948/49, 1950/51, 1951/52, 1952/53 e 1953/54); 2 Taças de Portugal (1947/48 e 1953/54); 2 Taças “O século”; 1 Taça Império;

Feitos:

Primeiro jogador português a alinhar numa selecção europeia.

Fez parte da primeira equipa tetracampea nacional.

Sem comentários: