Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Geração antecessora dos 5 violinos (década 30)

O Sporting chegava aos anos 30 já com grande fulgor, era uma das equipas na moda, com títulos, adeptos e já muitas histórias para contar… E o clube não poderia desejar melhor continuidade do que a que teve na década trinta, com um conjunto de jogadores verdadeiramente fantásticos, que ainda hoje são recordados como uma das melhores gerações de sempre do futebol português. Tiveram um protagonismo de certa forma ofuscado pela geração sucessora, os 5 violinos, mas proporcionaram algum dos melhores jogos feitos pelo Sporting. Há quem defenda mesmo que jogador por jogador, talento por talento, esta geração em nada devia aos 5 violinos…, é obvio que tal afirmação pode ser um pouco exagerada, mas o certo é que aqui alinharam alguns prodígios, que a história encarregou-se de os guardar e fazer para sempre lembrar.

Formação base usual:

Azevedo (guarda-redes), Jurado, Serrano, Rui, Paciência, Marques, Mourão, Soeiro, Peyroteo, Pireza e Cruz.

Esta geração conquistou vários títulos e colocou definitivamente o nome do Sporting no topo do futebol português.

Nesta equipa já pontificavam Azevedo e Peyroteo, jogadores que ainda brilhariam na geração seguinte, tornando-se o segundo no vértice mais adiantado dos 5 violinos e maior goleador da história do futebol nacional. Para além deste, destacavam-se ainda nesta formação jogadores como Mourão, que alinhava entre o ataque e meio campo, jogador elegante, poderoso e tecnicamente fascinante, Pireza e Cruz nas alas, o primeiro há direita e o segundo há esquerda, ambos com o refinado toque de bola e ainda Soiero, mais um dos eternos goleadores do Sporting.

4 comentários:

Unknown disse...

Sou sportinguista desde criança e gosto de ler o que se refere ao Sporting e fico satisfeito quando vejo as coisas escritas correctas....Ora neste comentário quando referem que as alas eram Joao Cruz á esquerda e Pireza á direita,não está a meu ver certo...Cruz era extremo esquerdo e Pireza interior esquerdo....Se há erro corrijam..Saudações Afonso

Armando Silva disse...

Antes de mais agradecemos a sua melhor atenção para com o nosso trabalho e agradecemos mais ainda o seu reparo... Vamos analisar o mais rigorosamente possivel este caso, e perceber qual é realmente a posição do jogador em causa. As informações que obtivemos vão no sentido de ser extremo direito, mas claro que podemos estar enganados, e como tal corrigiremos logo que possivel caso seja esse o caso. Um grande abraço e obrigado pela atenção.

Armando Silva disse...

Conforme prometido, foi minuciosamente analisada a situação colocado pelo caro amigo Afonso, tendo a posição de Pireza como ponto incerteza... Assim, após consultarmos todas as fontes utilizadas para criar esta enciclopédia, concluimos que no site do Sporting, a quando da lista dos 15 melhores marcadores da história do clube, tinham esta descrição em relação a Pireza... "não era um avançado-centro, mas, sim, um atleta utilizado mais recuado, sobretudo no lado direito, lugar que ocupou durante vários anos, até o ceder a Jesus Correia. "

Posto isto, continuamos convictos que a verdadeira posição de Pireza foi a de extremo direito, pese embora ele tenha durante a sua carreira alinhado em varias posições atrás do avançado.

No entanto, agradecemos sinceramente a atenção prestada a este caso pelo caro Afonso, e esperamos ter contribuido para a elucidação deste caso.

Com os melhores cumprimentos, Armando silva.

M. Paim disse...

O Afonso pode ter tido dúvidas, porque de facto ambos jogavam bem com o pé esquerdo, mas o Cruz muitas vezes jogava à direita do ataque. Adaptações...
Parabéns pelo blog!