Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Hector Yasalde

Chirola, como era conhecido o astro argentino, chegou a Alvalade em 1971, depois de varias épocas de grande nível no Independente, contratado pelo então dirigente leonino Abraão Sorin. Esta foi uma contratação difícil, pois Yasalde já estava rotulado de craque e representava a selecção argentina, uma das maiores potências mundiais, e era desejado por alguns dos maiores clubes de então, como o Santos, Palmeiras, Valência, Lyon, Nacional de Montevideu e Boca Juniors, mas acabou por preferir o Sporting.

A sua primeira época em Portugal não foi nada de especial, mas as seguintes foram maravilhosas, em especial a temporada 73/74, onde Yasalde alcançou a estrondosa marca de 46 golos em apenas 30 jogos, o número de partidas do campeonato de então. Com esse feito, “Chirola” conquistou igualmente a Bola de prata e a Bota de Ouro, esta ultima, troféu que distingue o melhor marcador de todos os campeonatos europeus, feito que o levou a gala europeia, onde esteve com alguns dos maiores jogadores do mundo.

Curiosidade:

Yasalde foi dos primeiros, senão mesmo o primeiro jogador em Portugal a ter uma vida pública muito falada, nomeadamente após o seu casamento com a belíssima actriz Carminzé.

Títulos:

1 Campeonato de Portugal (1973/1974), 1 Taça de Portugal (1972/1973), Bota de Ouro europeu (1973/1974), Goleador da Primeira Divisão (1973/1974, com 46 golos) e (1974/1975, com 30 golos).

Feitos:

Bota de ouro europeu em 1974;

Os 46 golos marcados na época 73/74 ainda hoje são o recorde nacional;

Os 46 golos marcados na época 73/74 são a 3ª melhor marca do mundo.

Sem comentários: