Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Azevedo

Azevedo foi o guarda-redes que defendeu a baliza do Sporting durante parte do período mágico dos 5 violinos. Foi um dos maiores talentos na sua posição, e ainda hoje existem poucos que consigam igualar a sua capacidade. Tinha um estilo inconfundível, e dava uma segurança ao resto da equipa muito elevada, sendo um verdadeiro imperador entre os postes.

Apesar da sua baixa estatura, nunca teve problemas em chegar onde quer que fosse, defendia tudo o que lhe aparecia à frente e defendeu as redes dos leões durante mais de 15 anos, tornando-se num dos guarda-redes mais emblemáticos de sempre na história do clube e selecção.


Curiosidade:

O momento épico da carreira de Azevedo ocorreu no célebre jogo de 1946 frente ao Benfica em que o titulo se decidiria. Durante a primeira parte do desafio teve a infelicidade de se lesionar, sendo substituído por Jesus Correia até ao intervalo e por Veríssimo após o reatamento da partida, já que nessa altura não eram permitidas substituições. O Sporting vencia 1-0, mas aproveitando-se da situação o Benfica carregava quanto podia na nossa defesa, e o golo encarnado foi mesmo inevitável. O título começava a desaparecer por entre as mãos dos jogadores leoninos, mas à passagem do minuto 10 da segunda parte Azevedo entra dentro do campo para cumprir o que restava do jogo, apesar das recomendações expressas do médico para que não continuasse. Mesmo com um braço totalmente inato e imóvel, Azevedo foi capaz de fazer uma defesa monstruosa com o único braço que tinha, num voo monumental, após remate de Guilherme espírito Santo, o mais perigoso avançado do Benfica. Empolgados pela coragem do guarda-redes, os jogadores do Sporting reagiram e marcaram dois golos, o Sporting sagrou-se campeão nacional e Azevedo foi levado do campo em ombros.

Títulos:

2 Campeonatos de Portugal, 7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa.

Feitos:

Jogador com mais títulos no Sporting, 21 ao todo.

Sem comentários: