Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Francisco Stromp

Francisco Stromp foi antes de tudo um grande homem, pessoa integra de valores rígidos mas correctos, que via no trabalho o único meio para alcançar o sucesso. Francisco, o mais conhecido e bem sucedido dos irmãos Stromp, todos eles fundadores do clube, era um desportista muito eclético, mas foi no futebol, onde envergou sempre a camisola do Sporting, como jogador, capitão, sócio fundador e mais tarde treinador, que alcançou os maiores êxitos e notoriedade.

Francisco Stromp é hoje conhecido por todos como o primeiro grande jogador do Sporting, o primeiro jogador a destacar-se dos demais pela sua capacidade e qualidade de jogo, muito acima da media para a altura. No entanto, a forma quase vanguardista como actuava dentro de campo, em muito se distancia da humildade e generosidade do homem fora dos relvados. Toda a gente o admirava duplamente, por ser um grande homem, e um grande atleta.

Francisco Stromp, apesar da sua excelente personalidade, era muito rigoroso e não admitia o mínimo relaxamento por parte dos seus colegas de profissão, rezando as crónicas que chegava mesmo a impor-se sempre que estes estavam mais descontraídos. A verdade é que deste modo Stromp conseguiu marcar gerações e começar a trilhar caminho para um Sporting de excelência, que ainda hoje faz vibrar multidões.

Fruto deste incrível trajecto, Stromp é hoje uma das poucas figuras que têm a honra de ver o seu nome perpetuamente ligado ao Sporting, quer num dos equipamentos, nomeadamente o terceiro, os lendários equipamentos Stromp, mas também a um grupo, o reconhecidíssimo Grupo Stromp, que todos os anos atribuem os prémios Stromp, os de maior valor e prestígio atribuídos pelo Sporting.


Curiosidade:

Rezam as crónicas que Stromp, um capitão de equipa esforçado e existente, numa certa partida chegou a atirar o seu sapato a um companheiro de equipa por este não querer participar no jogo… Rezam as mesmas crónicas, que depois do sucedido o jogador em causa entrou mesmo dentro do campo e fez uma partida maravilhosa, agradecendo no fim ao seu capitão por o ter obrigado a jogar…

Títulos:

2 Campeonatos de Lisboa; 1 Campeonato de Portugal.

Feitos:

Fundador do clube em 1906;

Primeiro jogador a ser reconhecido como vedeta, craque, lenda ou simplesmente o “maior” na história do Sporting.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

SOU DO FC PORTO MAS ADORO O SPORTING E O MEU SEGUNDO CLUBE DO CORAÇÃO E VOÇES TEM UMA MAGNIFICA HISTORIA!