Sporting até à Morte.Blogspot.com o seu Bolg             Visite a nossa renovada pagina Vídeos, com o resumo de todos os jogos oficiais e muito, muito mais...             http://sportingateamorte.blogspot.com, onde se fala, vive e respira Sporting...              Obrigado pela sua visita, volte sempre... Sporting a nossa Fé
Equipa vencedora da Taça das Taças (Década 60)

À entrada dos anos 60 a hegemonia leonina já começava a desaparecer, aquela geração fantástica que só sabia vencer e conquistou 7 campeonatos em 8 possíveis já estava totalmente desfeita, tendo dado lugar a uma outra, não tão talentosa e devastadora. No entanto, também nesta década o Sporting conseguiu alcançar grandes feitos, entre os quais de destaca uma novidade no clube, a conquista de uma competição internacional, a Taça das Taças, competição já extinta e sendo o Sporting o único clube português a apresenta-la no seu museu.

Durante a campanha Europeia o Sporting apresentou vários onzes distintos, lembramos que até levantar o troféu tivemos de realizar 12 jogos, mais 3 do que os 9 habituais, visto que tivemos de fazer 3 jogos de desempate pois na altura não havia prolongamento nem penaltis.


Alguns onzes apresentados:

3º Jogo da primeira eliminatória: Sporting 3 – 1 Atlanta, em Barcelona

Carvalho; Mário Lino, Lúcio, Morais e Hilário; Fernando Mendes e David Luis; Geo, Mascarenhas, Figueiredo e Louro.

Golos: Mascarenhas aos 24 e 108 m, Lúcio aos 94 m.

1º Jogo da segunda eliminatória: Sporting 16 – 1 Apoel

Carvalho; Mário Lino, Pedro Gomes, Ferreira Pinto e Augusto; Pérides, Alfredo e Fernando Mendes; Mascarenhas, Figueiredo e Louro.

Golos: Mascarenhas aos 5, 20, 27, 57, 84 e 88 m, Ferreira Pinto aos 7 e 65 m, Mário Lino aos 35 m, Louro aos 36m, Pérides aos 48 m, Augusto aos 64 e 81 m, Figueiredo aos 67, 72 e 81 m.

2º Jogo da terceira eliminatória: Sporting 5 – 0 Manchester United

Carvalho; Pedro Gomes, Morais, José Carlos e Hilário; Fernando Mendes e Alexandre Baptista; Mascarenhas, Figueiredo, Geo e Osvaldo Silva.

Golos: Osvaldo Silva aos 2, 11 e 54 m, Geo aos 47 m e Morais aos 52 m.

3º Jogo das meias-finais: Sporting 1 – 0 Lyon, em Madrid.

Carvalho; Pedro Gomes, Morais, José Carlos e Hilário; Fernando Mendes, Alexandre Baptista e Pérides; Osvaldo Silva, Mascarenhas e Geo.

Golos: Osvaldo Silva aos 64 m.

Finalíssima: Sporting 1 – 0 MTK, em Antuérpia.

Carvalho; Pedro Gomes, Alexandre Baptista, José Carlos e Morais; Pérides e Fernando Mendes; Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo eGeo.

Golos: Morais aos 20 m.


Estes foram os jogos decisivos do percurso europeu mais consagrado da história do Sporting, percurso esse que foi coroado com o título.

Desta formação destaque entre outros para o Guarda-redes Carvalho, um verdadeiro esteio entre os postes, o capitão Fernando Mendes, totalista da competição juntamente com Carvalho, Hilário, um defesa fantástico com uma entrega incrível, Osvaldo, autor de 5 golos durante a competição, todos decisivos, Morais, o autor do golo da finalíssima, na conversão de um canto directo, Figueiredo, autor de 2 dos 3 golos da fantástica recuperação no primeiro jogo da final, e claro, Mascarenhas, melhor marcador da competição com um total de 11 tentos.

Esta pode não ter sido a mais genial geração do Sporting, mas foi com certeza a única até hoje a trazer uma taça europeia para Alvalade.

Sem comentários: